Cabelos Crespos – As melhores técnicas para esse corte

Cabelos Crespos - As melhores técnicas para esse corte

Dessa forma, uma coisa é certa: nem todo profissional conhece e acerta a técnica de corte para cabelos crespos.

De fato, para acertar no corte de cabelo crespo, você precisa encontrar um profissional com experiência e expertise no assunto, que saiba utilizar perfeitamente a técnica de corte para cabelos crespos, um profissional que saiba cuidar bem dos seus fios.

Em suma, quem tem cabelo crespo sabe muito bem que não dá para cortar os cabelos com qualquer profissional.

Realmente é preciso procurar um profissional especializado, que tenha atenção redobrada e use corretamente as técnicas de corte para cabelos crespos, principalmente para valorizar o volume e caimento dos fios, além de tomar cuidado com o comprimento, já que o cabelo crespo parece crescer em um ritmo mais lento.

 

Os maiores erros do tratamento de cabelos crespos

Nesse sentido, um dos maiores erros que muita gente comete é confundir cabelos crespos com cabelos ondulados ou cacheados. Contudo, existe uma grande diferença.

Em resumo, os cabelos crespos normalmente são mais finos e tendem muito mais a serem ressecados e com ondas bem fechadas, necessitando de cuidado extremo e uso de produtos específicos, como o leave-in e o hidratante, em especial para ajudar a dar forma e na hidrata ção.

Em conclusão, nesse post, vamos falar um pouco sobre a técnica de corte para cabelo crespo, os cuidados que esse tipo de cabelo merece e requer, alguns tipos de corte para cabelos crespos, e os diferentes tipos de cabelos crespos. Acompanhe!

 

Os tipos de cabelos crespos

Nesse ínterim, vocês sabiam que os cabelos são diferenciados por categorias específicas?

Nesse meio tempo, para melhor classificação dos tipos de cabelo, o mais comum é o uso do Sistema Andre Waler, que categoriza segundo espessura e ondulação do fio.

Por certo, enquanto os cabelos lisos, ondulados e cacheados se encaixam, respectivamente, nas categorias 1, 2 e 3, os cabelos crespos ficam entre a categoria 4 e 5, se diferenciando também pela letra.

Por conseguinte, pode-se dizer que, o que determina a categoria dos cabelos crespos e suas principais características é o formato, que tende a ser mais apertadinho e em forma de espiral. Só que, são, geralmente, cabelos superfinos e extremamente ressecados, que exigem muita atenção.

Entretanto, possuem uma beleza única, que faz a sua dona se destacar onde quer que ela vá, claro, se o cabelo estiver bem cuidado.

 

Assim, confira os quatro tipos mais comuns:

Cabelo crespo tipo 4A

Cachos ainda visíveis, mas muito pequenos, apesar de serem pouco definidos em comparação aos cabelos cacheados. Uma vez que, esse tipo é o mais definido dos cabelos crespos.

Geralmente é mais seco nas pontas e ganham volume com facilidade, apesar de serem bem sensíveis. Só para ilustrar, o diâmetro do 4A é comumente comparado ao de uma agulha de crochê e quando esticado, lembra a letra ‘s’. por fim, suas cutículas são bem finas, o que deixa o cabelo mais exposto aos danos de agentes externos como o calor e umidade.

 

Cabelo crespo tipo 4B 

De fato, cachos ainda menos definidos que o tipo anterior e inclusive tendem a ser quase invisíveis quando o cabelo está seco. Assim como, são muito finos, com tendência a se quebrar facilmente. Dessa forma, por este motivo, recomenda-se muito cuidado ao desembaraçar.

Desse modo, uma característica desse tipo de cabelo é que ele encolhe muito depois de seco. E quanto ao formato, normalmente há uma comparação dos fios com a letra ‘z’.

 

Cabelo crespo tipo 4C

Nesse tipo é quase impossível de perceber a definição dos cachos, e os fios são extremamente finos, com maior facilidade para se quebrar.

Sua identificação é feita a partir das particularidades dos fios ficarem bem juntinhos e volumosos, crescendo para cima.

As cutículas são ainda mais finas, logo, possui pouca proteção natural.

 

 

Cabelo crespo tipo5

Do mesmo modo, o tipo mais raro de cabelo crespo, muito difícil de ser visto. Ele é chamado de crespíssimo por algumas mulheres e com ele é difícil alcançar definição.

Dessa forma, a grande diferença para com os outros tipos é a curvatura do fio, que não forma cachos, estando seco ou molhado, de modo que possuem textura e volume próprios.

Além disso, vale ressaltar que essa rotulação não é exata ou abrange todos os cabelos crespos existentes, já que alguns são apresentam um mix de dois ou mais tipos de cabelos, ou ainda, ficam entre dois formatos.

Entretanto, essa lista serve para facilitar a identificação do cabelo crespo para o tratamento adequado.

 

O segredo da técnica de corte para cabelos crespos perfeita

De fato, segundo os maiores especialistas em corte para cabelos crespos, é necessário conhecer e aplicar a técnica perfeita para cortar cabelos desse tipo, por esse motivo, as donas de fios crespos têm tanta dificuldade em encontrar um profissional.

Segundo alguns profissionais, a técnica de corte para cabelos crespos utilizada hoje é a mesma de anos atrás. O primeiro passo é abrir o cabelo com o pente garfo, como se fosse uma escultura e bem longe da cabeça, para depois cortar, e, conforme ele vai caindo, ir verificando como vai ficando.

 

Uso do pente garfo

Vale lembrar que o cabelo crespo é menos definido, por isso é tão importante o uso do pente garfo para modelá-lo.

Agora, quanto a forma e volume, para estilizar esse tipo de cabelo, o pente garfo é primordial. Se não usar produto e abrir com o garfo, o cabelo fica bem crespo. Usando um leave-in definidor de cachos, ele fica com um cacho feito, mesmo que seja bem pequenininho.

O cabelo crespo é um tipo de cabelo que permite várias possibilidades, então, basta usar a criatividade para esbanjar estilo por aí. Afinal de contas, eles são estilosos e cheios de atitude. Na verdade, são únicos.

 

Cuidados com os cabelos crespos

Da temperatura da água até o modo certo de finalizar, alguns passos são precisos para assegurar cachinhos lindos e cheios de poder. Alguns processos químicos podem ser indicados para a manutenção do cabelo crespo, como a permanente afro e relaxamentos, mas tudo deve ser devidamente indicado por um profissional capacitado especializado nesses tipos de cabelos.

Veja algumas dicas:

  • Evite água quente, pois ela danifica e resseca os fios dos cabelos crespos que são muito sensíveis.
  • Assim como, desembarace o cabelo antes de aplicar o shampoo para evitar a perda excessiva de fios e termine com um condicionador que confere a selagem da hidratação.
  • Evite aplicar shampoo nas pontas, pois isso pode deixar seu cabelo opaco. Dessa maneira, use somente nas partes mais oleosas do cabelo.
  • Ainda mais, pelo cabelo crespo ser mais seco, é recomendado fazer hidratação com mais frequência.

 

Alguns tipos de cortes para cabelos crespos

Embora muitos pensem que o corte para cabelo crespo é sempre o mesmo em função do volume e textura, existem vários tipos de cortes. Veja alguns:

  • Corte em formato de coração, que valoriza o volume.
  • Moicanos, ideal para mulheres mais atrevidas.
  • Curtinho, que garante estilo e charme, além de ser bem prático.
  • Com a lateral raspada, que também confere bastante estilo.
  • Longo em V, que deixa os cachos bem distribuídos.
  • O clássico afro, ou ainda um mini afro.
  • Os longos despojados.
  • Com dreads.
  • Swag.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *