Maquiagem – O efeito de dormir com ela. Quais as consequências?

Maquiagem - O efeito de dormir com ela. Quais as consequências?

Agora, em tempos de quarentena por conta da Covid-19 nem tanto, mas dormir com maquiagem ainda é muito recorrente para várias mulheres, principalmente quem chega de uma boa festa ou da balada.

Assim, mesmo sendo específico para ficar na pele por horas, dormir de maquiagem pode sim causar efeitos desagradáveis.

Então, o ideal é retirar toda maquiagem antes de dormir, mesmo se chegar em casa cansada, depois de uma balada ou de um dia estressante e exaustivo.

De fato, pode ter certeza, é melhor dedicar mais um tempinho para tirar a maquiagem antes de dormir do que enfrentar as conseqüências não removê-la pode ocasionar.

 

 

Dormir com maquiagem faz mal

Mesmo nos dias de hoje ainda tem muitas mulheres que se perguntam se realmente a maquiagem faz mal, em especial porque se trata de um produto feito para usar no rosto por horas, logo não deveria causar fazer mal à pele, não é mesmo?

Mas não é bem assim. Na verdade, dormir com maquiagem no rosto faz um grande mal à pele, tanto que é considerado um dos maiores erros das mulheres, isso porque a maquiagem tampa os poros da pele, evitando que ela respire normalmente.

Sobretudo, depois de algum tempo dormindo sem retirar a maquiagem, é possível notar que a pele perde sua viscosidade, perde o brilho natural, fica mais oleosa e acelera o envelhecimento.

Além disso, ficar muito tempo com maquiagem no rosto pode causar dermatite de contato. Posto que, isso também vale mesmo para as maquiagens do tipo mineral, que possuem partículas menores.

O ideal e mais recomendado é apenas dormir com cremes noturnos, e de preferência quando indicado por um dermatologista, e seguindo as instruções de acordo com seu tipo de pele.

 

Dormir maquiada piora a alergia

Mulheres que possuem mais sensibilidade e irritação no rosto podem apresentar um sintoma ainda mais desagradável, pois a tendência é que a alergia piore com o tempo se você continuar dormindo com maquiagem.

Isso porque elas são mais suscetíveis a alergias na pele, e o fato de dormir com maquiagem pode causar uma infamação crônica, piorando o quadro de alergia.

 

Dormir com maquiagem obstrui os poros

Contudo, quando uma pessoa dorme com maquiagem ela mantêm os poros obstruídos por mais tempo, e isso impede que sua pele secrete o sebo natural que ela possui.

Aliás, e se a pele começar a reter o sebo, a tendência é o surgimento de espinhas internas, o que é muito comum em mulheres adultas.

 

Isso mesmo! Dormir de facilita o aparecimento de espinhas, e, dependendo da formulação do produto utilizado, ele pode agredir a sua pele durante toda a noite.

Por exemplo, se sua maquiagem possuir ingredientes como o silicone, que age para bloquear os poros, isso fará com que eles aumentem de tamanho, deixando sua pele com espinhas.

Visto que, vale lembrar que a pele é um órgão que está em funcionamento constante, sendo composto de: água, proteínas, minerais e lipídios.

A pele é repleta de poros que fazem com que a gente sue e produza sebo, o meio dela se manter lubrificada naturalmente. Essa ação também remove as células mortas ou qualquer outra coisa que possa causar irritação para os poros.

Ao aplicar uma maquiagem, os poros são bloqueados, causando a dilatação dos mesmos e o aparecimento de espinhas e cravos.

 

Dormir com maquiagem causa envelhecimento precoce da pele

De vez em quando pode acontecer de você dormir com maquiagem, e se isso realmente acontecer esporadicamente, não vai causar o envelhecimento da pele da noite pro dia.

Mas, obviamente, isso não pode se tornar um hábito, porque aí sim será possível perceber um certo envelhecimento, além de inflamação.

 

Dormir com maquiagem deixa o rosto oleoso

Dormir maquiada deixa a pele mais oleosa, também por conta dos poros obstruídos.

 

Dormir com maquiagem enfraquece cílios e sobrancelhas

Outro ponto importante para se destacar é que os cílios e as sobrancelhas são uma fonte de defesa de nosso corpo contra poeira e qualquer outra micro-partícula que possa causar irritação nos olhos, e dormir com maquiagem podem enfraquecer essa defesa, causando até mesmo a queda dos cílios e sobrancelhas.

 

Dicas para cuidar da pele após a maquiagem

O primeiro passo para cuidar da pele após a maquiagem é aplicar um demaquialante para os olhos em um algodão e retirar sombra, lápis, delineador e máscara para cílios.

Aplique sempre de forma leve e com olhos fechados, evitando irritação da mucosa dos olhos.

Em seguida use o demaquilante para o rosto e retire o restante da maquiagem. Procure retirar o máximo possível da maquiagem até sentir a pele totalmente limpa.

Uma dica especial é usar demaquilante bifásico, pois ele possui uma parte líquida e outra oleosa, eliminando a maquiagem até à prova d’água sem irritar a pele.

 

Sabonete para pele

Depois, lave o rosto com sabonete indicado para seu tipo de pele. Seque bem, mas sem esfregar a toalha no rosto. Depois, aplique um tônico para que sua pele possa reequilibrar o Ph.

Caso faça uso de algum tipo de creme noturno ou algum tratamento específico para manchas na pele, esse é o momento de aplicá-lo.

E atenção aos rótulos dos produtos. Jamais use maquiagem vencida em sua pele, por mais que tenha sido um bom produto, pois a maioria dos produtos possui um prazo de validade fechado e outro prazo para depois de aberto, não tendo os mesmos efeitos depois desse prazo.

E não se esqueça de usar apenas produtos indicados para seu tipo de pele. Se a sua pele for oleosa, opte por produtos que ajudem a controlar a oleosidade. Se a sua pele for seca, dê preferência aos produtos mais cremosos.

Outra dica bem bacana é usar produtos que possuem filtro solar, pois estes ajudam a proteger a pele enquanto você está maquiada.

Lembre sempre que para cuidar de sua pele após a maquiagem é necessário que antes de qualquer coisa use um demaquilante, de preferência um que retire até maquiagem e outro indicado para região dos olhos, pois os produtos aplicados nessa área costumam fixar mais na pele.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.