Luzes – Dicas para cuidar de cabelos com luzes e deixa eles maravilhosos

Luzes - Dicas para cuidar de cabelos com luzes e deixa eles maravilhosos

Inegavelmente, toda mulher (e muito homem também) já ouviu falar em luzes, a técnica utilizada para clarear e iluminar os cabelos, deixando-os mais bonitos.

Deixar os cabelos mais claros, com certeza, já passou pela cabeça da maioria das mulheres, seja através de luzes, mechas, californianas, balayage, reflexo, enfim…

 

 

Chamando a atenção

Então, a verdade é que o tom realça a beleza feminina e chama a atenção, podendo mudar radicalmente o visual. Entretanto, manter um cabelo clareado saudável exige muito trabalho e cuidado.

Em síntese, o processo de descoloração tende a ser agressivo, principalmente porque todas as cutículas do cabelo estarão abertas e têm as suas moléculas de melanina hiper oxigenadas durante a tintura. Entretanto, é por esse motivo que as mechas merecem cuidados redobrados.

 

Falando um pouco mais sobre as luzes no cabelo

Em suma, fazer luzes deve ser um dos serviços mais requisitados e solicitados em um salão de beleza, principalmente se ele tiver em sua equipe profissionais especializados na técnica.

Sobretudo, luzes é uma técnica utilizada para clarear e iluminar os cabelos. Todavia, o que caracteriza as luzes são mechas bem finas, que podem ser feitas por todo o cabelo ou apenas em pequenas partes.

Surpreendentemente, Os tons claros dão uma aparência queimada de sol e comumente são feitos em cabelos mais claros. Dessa forma, nesse processo, cerca de 50% dos fios são descoloridos, o que produz mechas sutis que se misturam à cor original do cabelo, dando uma certa naturalidade às madeixas.

 

Cabelos escuros

No entanto, para pessoas com cabelos mais escuros, recomenda-se o tom cobre ou mel. São os mais indicados e também conferem mais naturalidade ao visual, nada gritante ou que cause um impacto negativo.

Assim, a técnica de luzes ilumina os fios com mechas bem finas que vão da raiz às pontas e são distribuídas em todo o cabelo, por isso aquela sensação de cabelo mais natural.

O resultado das luzes pode ser bem sutil, mas a tonalidade escolhida pode variar de acordo com o desejo de cada pessoa. Há quem realmente deseje impactar no visual. Isso vai depender muito da personalidade de cada um. Não tem como dizer que vai ficar feio ou esquisito. Um bom exercício é imaginar como ficaria sua escolha antes de fazê-la. Reflita sobre isso antes de decidir.

 

Toucas ou costuradas

A princípio, vale ainda frisar que as luzes podem ser feitas na touca ou costuradas com papel alumínio. A saber, depende muito do profissional que estará executando as luzes.

Ao passo que as luzes nada mais são do que mechas bem finas e claras que vão da raiz até as pontas dos cabelos, usadas na maioria das vezes para iluminar a cor natural dos cabelos.

Assim sendo, geralmente as luzes são bem distribuídas em quantidades suficientes para ter um contraste nas cores. É uma técnica que pode ser utilizada e funciona para todos os tipos de cabelo, principalmente se for escolhida adequadamente a tonalidade a ser aplicada, com um tom mais compatível com a tonalidade natural do cabelo.

Ainda assim, como já mencionado, nada contra quem deseja causar impacto e inovar fazendo luzes em tonalidade completamente diferente da cor natural dos cabelos, mas isso deixa de aparentar naturalidade.

 

Voltando

Assim sendo, para cabelos escuros, o ideal é optar pelo uso de tons mais quentes. Em cabelos claros, o contraste pode ser feito com tons mais frios, como por exemplo, tons acinzentados, bege, champagne, etc.

De fato, outro ponto muito vantajoso de se fazer luzes é que essa técnica é muito utilizada para quem deseja se tornar loira aos poucos. Aliás, isso é muito comum no mundo das famosas.

Dicas para cuidar de cabelos com luzes

Fazer luzes realmente deixa o cabelo um luxo, é uma ótima opção para:

  • Mudar de visual;
  • Chamar um pouquinho mais de atenção;
  • Iluminar um pouco mais o rosto;
  • Realçar a beleza feminina; e, por que não?
  • Ficar mais bonita.

Mas, para mantê-lo dessa forma, clareado e saudável, é necessária uma série de cuidados. Os processos químicos podem deixar os cabelos ressecados e sem brilho. E não é isso que você quer depois de fazer luzes, não é mesmo?

 

Então veja abaixo algumas dicas de como cuidar do seu cabelo após fazer luzes

Lavagem dos fios – luzes

Aliás, além do shampoo neutro, desamarelador ou próprio para luzes, vale a pena usar um shampoo tonalizante duas vezes por mês, isso porque os cabelos descoloridos costumam puxar para o amarelo. Os tonalizantes  devem ter um fundo cinza para neutralizar o amarelo. Invista em produto desamarelador.

Em síntese, quanto ao condicionador, o ácido neutraliza o pH mais alcalino do cabelo descolorido, alterado pelo pó descolorante e a água oxigenada. Isso regulariza a textura do cabelo, fechando as cutículas do fio e deixando-o menos poroso.  Somente o condicionador pode ter o pH alterado, pois mudar o shampoo pode fazer com que ele perca a sua capacidade adstringente de limpeza.

 

Hidratação – luzes

As hidratações devem ser feitas uma vez por semana, em casa mesmo, usando máscaras e cremes certos para seu tipo de cabelo ou para luzes. A touca térmica também auxilia na hidratação, desde que usada de acordo com as instruções dos produtos.

 

Queratina – luzes

A queratina tem a função de fortificar os cabelos, repondo os nutrientes do fio. Essa proteína é o ingrediente chave dos tratamentos, pois recuperam os cabelos danificados, consertando os estragos provocados principalmente pela ação da química.

Sobretudo, o processo de descoloração abre a cutícula facilitando a saída de água, proteínas e vitaminas, atingindo a estrutura interna do fio, que fica quebradiço, opaco e com pouca elasticidade.

Para recuperar essa fibra capilar danificada, você pode aplicar a queratina nas partes fragilizadas do fio. O produto age aumentando a resistência dos fios. Para fazer um tratamento em casa acrescente uma colher se sopa de queratina líquida junto do seu creme de hidratação.

Importante: só utilize se seu cabelo deve estar ressecado, quebradiço e fragilizado, caso contrário, os fios podem ficar ásperos e endurecidos.

 

Leave-in com Filtro Solar

Da mesma forma, o filtro solar para cabelos ajuda a proteger as madeixas do desgaste e da mudança de coloração causada pelo sol. Eles formam uma película em torno do fio, com a função de refletir a luz solar, impedindo que o raio extraia a umidade do cabelo e prejudique a sua haste.

 

Ampolas

Como resultado, as ampolas de tratamento têm um papel importante no tratamento quando os fios são descoloridos. Bem como, elas penetram nos fios danificados, regenerando a forma dos fios e melhorando a resistência. Além disso, ainda servem para nutrir a fibra capilar, proporcionando brilho e maciez.

 

Chapinha e Secador

Dessa forma, o uso de chapinha e secador não representa um perigo tão grande para quem descolore os fios. Mas é preciso aplicar um protetor térmico (termoativo) além de um defrizante. De tal sorte que, eles ajudam a garantir um cabelo bonito, diminuindo o frizz e evitando danos por causa do calor excessivo.

Por fim, agora que você já conhece praticamente tudo sobre luzes, acerte na escolha, tanto do produto como do salão e arrase por aí!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *