A importância da Hidratação das Cutículas

Hidratação de Cutículas - Qual é a sua importância?

Embora pouco se fale, é de extrema importância de manter hidratação de cutículas bem cuidadas.

Muito se fala da saúde das unhas, mas a cutícula desempenha papel fundamental para que isso ocorra.

Para manter a saúde e crescimento de unhas fortes, bem como mantê-las bonitas é essencial e super importante fazer a correta hidratação de cutículas. Ainda há quem desconheça a necessidade, contudo este é um hábito importante tanto para a proteção do organismo quanto para manter o aspecto saudável de suas mãos.

E é exatamente sobre isso que vamos discorrer no post de hoje.

 

As cutículas

A cutícula é uma pele que deve crescer sobre a base da unha, estando aderida à matriz ungueal.

Acontece que esta pele atua na proteção do organismo, pois as unhas estão em uma das extremidades do corpo, onde podem ter acesso mais facilmente, por exemplo, às doenças infecciosas.

Até por conta disso, sempre deve ser ressaltado a importância de higienizar corretamente as mãos e manter as unhas sempre bem limpas. E isso desde sempre, não apenas por conta das recomendações da OMS sobre as precauções para evitar a contaminação do novo coronavírus.

O se sabe é que a maioria das mulheres ainda opta por remover o excesso de cutículas que crescem em suas unhas. Sem problema, desde que feitos de forma adequada, com instrumentos devidamente esterilizados.

Aliás, esta se torna uma prática segura e que contribui para a saúde das unhas e do organismo.

Contudo, é recomendada a remoção apenas do excesso da pele da cutícula, e não toda, pois ela tem uma função protetora muito importante para o organismo.

 

O porquê de fazer a hidratação de cutículas

Como mencionado anteriormente, a cutícula é uma pele, e como qualquer pele no nosso organismo, ela pode ressecar e fazer fissuras.

E essas fissuras são consideradas portas de entrada para inflamações, infecções e até mesmo outras doenças virais.

Visando que o organismo seja exposto a doenças com alto potencial infeccioso, é essencial realizar a correta hidratação das cutículas, assim como das mãos e dos pés.

A cutícula quando ressecada ou fragilizada, tende a descamar e pode-se notar sinais das pelinhas que levantam em cima dos dedos.

Mas não se trata apenas de um aspecto estético. Isso pode ser um sinal de que a saúde das suas cutículas requer mais atenção.

Quando as cutículas estão frágeis, a sua mão apresenta esses sinais, e cabe a você identificá-los e tratá-los. Ademais, para remoção de excesso de cutículas é importante que elas estejam saudáveis, a fim de evitar que ocorra maior enfraquecimento da pele dos dedos ao redor da unha após a sua remoção.

 

Como fazer a hidratação de cutículas

Sem dúvida, o primeiro passo é destinar um tempo durante a semana para cuidar da saúde de suas mãos e pés, seja por um especialista ou por você mesma.

Você também deve escolher um creme hidratante que seja eficaz para hidratar suas mãos e cutícula. Uma boa pedida são os produtos com silicone que costumam ser eficazes para manter a hidratação ao longo dos dias.

Para fazer a hidratação das cutículas e mãos de forma correta, é importante remover todo o esmalte. Depois, lave bem as suas mãos, inclusive embaixo das unhas. É interessante usar luvas de plástico ou látex.

 

Passa a passo para hidratar as cutículas e mãos

  • Aplique o creme hidratante em suas mãos, espalhando bem;
  • Coloque as luvas ainda com o creme;
  • Deixe agir por aproximadamente de 20 minutos;
  • Remova as luvas e enxágue as mãos;
  • Empurre as cutículas e retire as peles que se soltarem.

Dica: Quando for hidratar as cutículas dos pés, você pode deixá-los com creme de molho entre 5 e 10 minutos em água morna. O ideal é que você aplique um removedor de cutículas após esse procedimento, ou então remova o excesso com o uso de alicates esterilizados.

É bom ter em mente que as cutículas podem acumular sujeira ou prejudicar o aspecto das unhas, por este motivo é recomendado algumas medidas para removê-las ou evitar que cresçam demais.

Para deixar suas unhas com um aspecto bonito, você pode lixar as unhas e passar esmaltes, bases e brilhos apenas, ou com cores vibrantes. No entanto, alguns profissionais aconselham utilizar bases protetoras para evitar danos às unhas e quer também ajudam no crescimento saudável.

Além disso, é vital cuidados diários com a hidratação das mãos. Lavar bem as mãos sempre que possível; tomar cuidado para não machucá-las; e, utilizar cremes hidratantes pelo ao menos uma vez ao dia, são alguns cuidados.

Desta forma você consegue manter a elasticidade e fortalecer os tecidos que atuam na proteção do organismo.

 

A cutícula em relação à saúde

A cutícula é uma pele protetora da base das unhas, mas não serve somente para proteger o crescimento das unhas, mas também o organismo.

Qualquer lesão profunda causada na base da cutícula pode ser a porta de entradas para vírus, tais como: hepatites, HIV, e também para fungos e bactérias que causam infecção.

Por isso é importante manter a integridade das cutículas, que são uma parte fundamental de proteção das unhas.

Na verdade, não há problema em remover o excesso de cutículas, pois esta é uma parte de pele morta, a qual não possui nem sensibilidade ao ser removida, e até por isso não sentimos dor.

Mas, mais uma vez lembramos que, esse procedimento deve ser feito por profissionais, respeitando os limites indicados para a remoção das cutículas, com equipamentos adequados e devidamente higienizados.

Caso você opte por fazer você mesma, lembrar que é importante ser feito com cuidado para não machucar os dedos da mão, pois isso também pode ser um risco à saúde.

A hidratação correta e cuidados com a cutícula e higiene das mãos são importantes para fortalecer essa pele protetora que temos em nossas mãos. Ainda vale destacar que a unha possui queratina, uma camada protetora natural, a qual também é fortalecida com a correta hidratação das mãos e das cutículas.

Além disso, a hidratação é a peça chave para manter as suas mãos e unhas belíssimas e saudáveis. Por promover maior resistência dos tecidos, atribuindo a eles elasticidade, e também atuando na renovação dos tecidos e contribuindo para a remoção de pele morta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *