Hidratação de Cabelos – Cabelos Fortes, Saudáveis e com Nutrientes

Hidratação de Cabelos - Cabelos Fortes, Saudáveis e com Nutrientes

Primeiramente, a Hidratação de Cabelos é uma das técnicas mais simples e também a mais utilizada nos salões de beleza para repor os nutrientes perdidos no dia a dia.  

Inúmeros fatores como o vento, o sol e a poluição contribuem para que os cabelos percam, a água, o brilho e o viço de seus fios, tornando-os ressecados e sem vida. A Hidratação de Cabelos repõe a umidade natural, nutrientes e a queratina perdida no dia a dia. 

Nesse sentido, sabemos que até mesmo as ações externas da natureza podem afetar nossos cabelos a ponto de danificá-los. E o que dizer dos procedimentos químicos aos quais submetemos nossos cabelos?  

Sim, todos os métodos de tratamento que possuem química afetam a saúde dos fios de cabelos da raiz a ponta. Mas saiba que nada agride mais os cabelos que a falta de hidratação.  

 

O que faz uma boa hidratação

Uma boa hidratação preserva os nutrientes necessários para manter os cabelos fortes e saudáveis, com brilho, macios e sedosos. 

Geralmente os tratamentos de hidratação são preparados com base em queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, silicone, ceramidas e lanolina. 

Hidratação de Cabelos deve ser constante e os intervalos da aplicação vão depender das condições dos fios dos seus cabelos. Podendo ser feita semanalmente ou a cada 15 dias 

 

Onde encontrar produtos para hidratação de cabelos

Hoje no mercado a uma enorme variedade de produtos específicos para Hitratação de Cabelos que atende a todos os tipos de cabelos e suas necessidades particulares, assim como também atendem a todos os bolsos. Existem ótimos produtos por valores super acessíveis.  

Há também a possibilidade de comprar produtos de hidratação profissional para se usar em casa. Esses produtos são vendidos nos próprios salões de beleza ou em lojas de cosméticos físicas ou virtuais. 

A opção de comprar um kit de hidratação profissional para aplicação em casa é um excelente recurso para custo benefício. Uma vez que, fazer hidratações semanais no salão de beleza é muito mais caro e os produtos duram em média cerca de 3 meses, dependendo do volume de cabelo e comprimento dos fios.  

 

Como escolher os produtos específicos para meu tipo de cabelo 

Como dissemos, há uma gama enorme de produtos para hidratação disponível no mercado em geral. Embora sejam produtos hidratantes, cada um deles tem uma finalidade específica e são destinados a um tipo de dano específico, como por exemplo: danificados pelo sol, danificados e sensibilizados pelo calor do secador, chapinha ou babyliss, danificados por procedimentos químicos, cabelos tingidos, cabelos descoloridos, cabelos mistos (raiz oleosa e pontas ressecadas), cabelos oleosos, cabelos secos, cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos

Esses produtos hidratantes são encontrados em forma de cremes, máscaras, óleos, sprays e shampoos. 

Em meio a tantas opções, com certeza você irá encontrar aquele que atenderá as necessidades especiais de seus cabelos. 

Todavia, não tenha pressa para escolher a Hidratação de Cabelos perfeita para você. Leve o tempo que precisar, faça pesquisa, leia os rótulos dos produtos que despertar seu interesse ou ainda consulte a opinião do seu cabeleireiro. 

 

Prefira sempre produtos de marcas conhecidas e com qualidade inquestionável.  

As melhores marcas, aquelas mais famosas, são as mais confiáveis. Pois a boa fama vem de anos de mercado e elas investem pesado em tecnologia, e cada vez mais seus produtos são elaborados pensando na mulher moderna que precisa de cuidados práticos e rápidos, com efeitos surpreendentes. 

Se você vai fazer Hidratação de Cabelos em casa, vai querer praticidade na aplicação, segurança e resultado de salão! 

Obviamente que os cométicos dos laboratórios mais conhecidos são também aqueles que necessitam de maior investimento. Esses produtos são mais caros, mas podemos afirmar que os resultados proporcionados por eles valem cada centavo gasto. 

Assim, listamos alguns princípios ativos que compõe os produtos de hidratação e são muito eficazes para tratamentos de danos específicos tanto em cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos.

 

Princípios que agem na hidratação de cabelos

  • Cabelos opacos – todos à base de manteigas em geral; 
  • Cabelos secos – Assim como, óleo de argan ou óleo de coco; 
  • Ressecados pelo sol – Bem como, óleo de coco, silicone de alta perfomance e vitamina E; 
  • Cabelos oleosos ou mistos – Assim também, todos à base de ativos herbais e antioxidantes; 
  • Cabelos descoloridos – aloe vera e ojon; 
  • tingidos – vitamina F e óleo de café
  • Cabelos com pontas duplas – ceramida
  • Cabelos danificados por uso excessivo de secadores, chapinha e babyliss – Por fim, vitamina F; 
  • Naturais – colágeno. 

 

Como realizar a Hidratação de Cabelos

  1. Bem como, lave os cabelos com um shampoo neutro, limpando bem o couro cabeludo. Depois de enxaguar, repita a operação com o shampoo hidratante, dando mais atenção ao comprimento do que a raiz.  
  1. Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a máscara hidratante, mecha a mecha, desembarace os fios, depois massageie as pontas e deixe descansar para que os nutrientes ajam (Algumas marcas pedem que se utilize o condicionador após o enxague da máscara, outros não têm essa necessidade). Por fim, enxague os cabelos e finalize com o levea-in ou sérum indicado pela sua opção de hidratação de cabelos

 

Observações importantes

Dica: Faça a sua hidratação no box do chuveiro, logo após a lavagem com os shampoos. 

Atenção: é preciso respeitar o tempo de ação do produto. Não se engane achando que quanto mais tempo ficar com o produto, melhor será. Você estará perdendo tempo e ainda corre o risco que seus fios fiquem pesados e duros. 

Sobretudo, esses produtos são elaborados com alta tecnologia e são desenvolvidos para facilitar a vida das mulheres modernas que têm um ritmo de vida acelerado. Portanto respeite a indicação do rótulo do produto que geralmente varia de 3 a 10 minutos. 

Além disso, outra dica que pode potencializar o efeito da sua hidratação de cabelos é enxaguar os cabelos com água fria que ajuda a fechar as cutículas dos fios, deixando-os mais brilhantes. Nunca enxague com água quente. 

Em suma, como mostramos neste post há uma enorme variedade de produtos que podem ser usados para a Hidratação de Cabelos. Existem óleos, ampolas de hidratação instantânea, cremes e máscaras desenvolvidos para hidratar de cabelos saudáveis a cabelos fragilizados e danificados, com certeza um desses cosméticos será maravilhoso para seus cabelos. 

Existe na internet uma variedade alta de receitas caseiras de hidratação de cabelos. Também é uma tentativa válida, principalmente para quem está sem grana. Mas nada como usar uma boa máscara renomada com toda a tecnologia de revitalização dos fios embutida em cada aplicação. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.