Escova Progressiva – Técnica para alisar cabelos humanos.

Escova Progressiva - Técnica para alisar cabelos humanos

Assim, a Escova Progressiva é uma das técnicas mais utilizadas nos salões de beleza para alisar os cabelos crespos. Ela também é usada para reduzir o volume e até mesmo aquele efeito frizz de cabelos mais rebeldes. 

Primeiramente, denominada desta forma, exatamente por causa do efeito progressivo que causa nos cabelos a cada aplicação. A Escova Progressiva é um procedimento que melhora os resultados com o decorrer das aplicações. 

Além disso, é indicada para cabelos crespos e volumosos, a Escova Progressiva também é indicada para todas as mulheres que desejam mais praticidade no seu dia a dia na manutenção dos seus cabelos. 

Qualquer pessoa pode fazer a Escova Progressiva

Esse método de alisamento não é indicado para cabelos afro, porque os fios são mais porosos e podem ser danificados. 

Também não aconselhamos que mulheres grávidas se submetam a esse procedimento. Afinal é um processo químico, assim como qualquer outro, pode prejudicar a saúde do bebê. 

Mulheres que têm muita sensibilidade no couro cabeludo ou cabelos muito oleosos devem evitar o procedimento, pois ele aumentará a sensibilidade e a oleosidade. 

 

Como o procedimento é realizado? 

O procedimento é realizado em salão de beleza por um técnico gabaritado para lidar com os produtos químicos. 

Não há necessidade de uma preparação prévia antes da aplicação. 

Os cabelos são lavados com um shampoo específico de limpeza profunda. O cabelo é seco para só então começar a aplicação do produto, mecha a mecha. Depois há uma nova etapa de secagem, antes de passar a chapinha, para alisar os fios. 

Depois que os cabelos estão secos e lisos, são novamente lavados, neutralizados e hidratados com um creme de tratamento específico do procedimento. São então são escovados e pranchados. 

Outrossim, na atualidade a grande parte das Escovas Progressivas possuem em sua composição carbocisteína, aminoácido responsável por abrir as estruturas dos fios, possibilitando o alisamento. Tioglicolato de amônio e a etalonamina, substâncias semelhantes ao formol, mas que não causam os efeitos danosos a saúde como o formol. 

O formol foi vetado pela Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, determinou que as Escovas Progressivas só podiam ter 0,2% deste elemento químico em sua composição, pois ele é nocivo a saúde de diversas formas. 

Em síntese, muitos produtos acabaram retirando o formol (formaldeído ou poliformol) de suas composições. 

Atenção: Apenas profissionais gabaritados podem realizar esse procedimento. Lembre-se que os produtos são químicos e por isso deve ser realizado com seu cabeleireiro de confiança.  

Dica: Converse com o seu cabeleireiro sobre a temperatura da chapinha, pois ela pode atingir a temperatura de 230ºC. No entanto, os cabelos aguentam a temperatura máxima de 200ºC. Quando a temperatura é excedida, as fibras capilares são queimadas, danificando os cabelos.  

 

Quanto tempo dura a Escova Progressiva? 

Geralmente dura de três a cinco meses, mas o tempo de duração vai depender de fatores relacionados com a individualidade de cada uma. Por exemplo: a frequência em que o cabelo é lavado, uma vez que o produto tende a sair conforme os cabelos são lavados. O ritmo de crescimento dos cabelos também é um fator determinante para a reaplicação da Escova Progressiva, pois os a raiz crescida cria volume e incomoda. 

 

Quais cuidados devem ser tomados para prolongar o processo de alisamento? 

Nesse sentido, após fazer a Escova Progressiva é preciso  se ater a alguns cuidados para prolongar o efeito liso dos cabelos. Listamos os principais a seguir: 

  • Espere de dois a três dias para lavar os cabelos logo após realizar o procedimento; 
  • Além disso, não use shampoos de limpeza profunda ou antiresíduos – opte por aqueles com pH neutro, sem sal e sem corantes; 
  • Bem como, use condicionadores ou máscaras com queratina; 
  • Hidrate os cabelos semanalmente para manter a nutrição e brilho dos fios – mesmo que não consiga ir ao salão, faça as hidratações em casa mesmo. A maioria dos salões de beleza vendem kits potentes de hidratação profissional. 
  • Em contrapartida, evite descolorir ou tingir os cabelos em curtos intervalos, após a aplicação do alisamento; 
  • Evite dormir com os cabelos molhados; 
  • Escolha cosméticos indicados para cabelos com química, esses produtos são específicos para repor nutrientes perdidos durante os procedimentos químicos; 
  • Sempre proteja os fios antes de uar o secador de cabelo com um sérum específico para isso – evitando que as escamas dos fios se abram, retirando deles o produto aplicado na Escova Progressiva
  • Uma semana depois da aplicação faça uma hidratação potente com queratina (pode ser em casa mesmo) ou uma cauterização (apenas no salão de beleza) – ajudará a fechar as escamas dos fios de cabelos e a manter os resultados da Escova Progressiva por mais tempo; 

 

Para quem escolhe fazer a manutenção dos fios com hidratações em casa, segue duas dicas de produtos excepcionais para reposição de queratina

Segue abaixo

  1. A linha Sebastian Penetraitt da Wella é excelente para repor a queratina dos fios – Você pode comprar apenas o shampoo e a máscara que já terá um efeito surpreendente. 
  1. A linha Kérastase Resistance é própria para cabelos necessitados de hidratação em nível 3 ou 4, ou seja, a sua carga de queratina e nutrientes é alta – Você pode comprar o kit completo que contém o shampoo, a máscara e o sérum thérapiste, excelente para fechar as escamas.  

Atenção: Quando há uma concentração acima de 0,2% de formol na composição do produto. Pode ocorrer diversos problemas como: descamação do couro cabeludo, queimadura, queda do cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, dor de cabeça, enjoo, vômito, tosse, desmaio entre outros fatores de mal estar. 

Fique atenta! A composição com formol solta muita fumaça durante a secagem dos cabelos. 

 

Listamos, a seguir, cinco tipos de Escova Progressiva sem formol

Escova Progressiva Inteligente Blue Max Evolution  

Portanto, é um tratamento anti-volume com alto teor de hidratação que possui uma fórmula mais eficaz com progresso mais rápido e prático.  

Sobretudo, é indicada para cabelos normais, ressecados e danificados por processos químicos. Devolve a vida dos fios, conferindo-lhes brilho e maciez. 

Kit:  

Shampoo anti-resíduos 500ml (para fase 1) 

Anti-frizz 500ml (para fase 2) 

Máscara finalizadora (para fase 3) 

Sérum complement 250ml (para última fase) 

 

Escova de Chocolate 

À base de proteínas e lipídios, ela hidrata, revitaliza, diminui o volume e alisa os cabelos.  

É indicada para cabelos porosos. Sua fórmula é composta por queratina, tioglicolato de amônia, proteína da seda, extrato de cacau e cafeína. Ricos em ácidos graxos que nutrem os fios e potencializam os resultados. 

 

Escova de Frutas 

Aliás, contém extratos de frutas como: maracujá, morango e frutas vermelhas, ricas em vitamina C e queratina. Que garantem hidratação profunda e são indicadas para todos os tipos de cabelos, até mesmo aqueles com químicas.  

Nesse ínterim, de fácil aplicação, ela é ideal para cabelos com ondas mais leves, ou frizz.

 

 

X-tenso Progressivo 

De fato, à base de tioglicolato de amônia e desenvolvida com a tecnologia autocontrole catiônico. Essa Escova Progressiva preserva as estruturas de queratina enquanto alisa os fios, mantendo a saúde dos cabelos. 

Indicada para todos os tipos de cabelos. 

 

Amaciamento Progressivo Nutri Straight Q8 

Todavia, seu principal componente é a amônia, responsável por amolecer os fios e deixá-los prontos para a modelagem. Esta escova Progressiva alisa, diminui o volume e doma os cachos

É indicada para todos os tipos de cabelos, exceto os afros. 

Enfim, converse com seu cabeleireiro, eleja a progressiva mais indicada para seu tipo de cabelo e mãos à obra! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *