Como usar vinagre de maçã nos cabelos

Vinagre de maçã nos cabelos - Como usar da forma correta

Pode parecer brincadeira, mas não é, usar vinagre de maçã nos cabelos pode trazer vários benefícios, entre os principais estão maior hidratação, reconstrução dos fios e cabelos mais brilhosos.

De um tempo pra cá o uso de vinagre de maçã nos cabelos tem se tornado cada vez mais comum, tanto que muitas empresas fabricantes de cosméticos já começaram a incluir esse ingrediente em suas formulações.

Contudo, a preservação de alimentos e a desinfecção de feridas sempre foram suas principais atribuições, contudo o vinagre de maçã se mostrou um excelente aliado para a saúde dos cabelos.

Aliás, os benefícios do vinagre de maçã para os cabelos já foi comprovado cientificamente, sendo também usado para eliminar as indesejáveis caspas, visto que o produto é um ótimo antifúngico e antibacteriano.

E justamente por conta disso, resolvemos escrever no post de hoje, algumas formas de como usar vinagre de maçã nos cabelos. Acompanhe.

 

Mas, como usar o vinagre de maçã no cabelo?

Existem várias formas de usar o vinagre de maçã no cabelo, mas o processo mais simples é misturar 4 colheres de sopa de vinagre de maçã para cada 200 ml de água e aplicar a mistura nos cabelos.

A quantidade vai depender do volume do seu cabelo, e os resultados poderão ser vistos logo após os primeiros dias de uso.

 

Entretanto, pode-se usar o vinagre de maça no cabelo de outras formas

Como acidificante

Além disso, misture 25 ml de vinagre de maçã para cada 100 ml de água em um borrifador e aplique no cabelo após a lavagem com shampoo, hidratação e enxágüe. Bem como, depois de 15 minutos de ação da mistura com vinagre, enxágüe e aplique o condicionador normalmente

 

Junto da máscara de hidratação

Ainda assim, coloque uma colher de sopa de vinagre de maçã na quantidade que está acostumada usar de máscara capilar. Misture bem. Depois, aplique no cabelo após tê-lo lavado com shampoo.

Contudo, mantenha a mistura no cabelo pelo tempo recomendado da máscara, depois enxágüe e finalize como desejado.

 

Junto com o condicionador

Igualmente, você também pode usar o vinagre de maçã no cabelo junto com o condicionador, bastando adicionar à quantidade geralmente utilizada, uma colher de sopa de vinagre de maçã, e aplicando nas madeixas na hora e condicionar o cabelo.

 

Junto com o creme de pentear

Misturando uma colher de sopa de vinagre de maçã ao creme de pentear. Aplique no cabelo e finalize como de costume.

Esses são os principais métodos de como usar vinagre nos cabelos, mas não são os únicos.

O único cuidado que se deve tomar em relação ao uso do vinagre de maçã nos cabelos é quanto a sua dissolução, pois não é recomendado o seu uso puro diretamente no cabelo e couro cabeludo, porque um dos seus componentes é ácido acético, que pode provocar queimaduras.

Agora, quando devidamente diluído, não oferece riscos, muito pelo contrário, traz enormes benefícios.

 

Os maiores benefícios do uso do vinagre de maçã nos cabelos

Como já mencionado, o vinagre traz diversos benefícios para os cabelos.Isso se deve ao fato de possuir um pH muito próximo ao do couro cabeludo.

Além disso, o produto é natural e livre de compostos feitos à base de parafina e petróleo, que grudam na estrutura dos fios e deixam o cabelo com um aspecto pesado.

 

Dentre os principais benefícios do vinagre de maçã para os cabelos, podemos citar

Equilibra o pH

Bem como, remover resíduos

Ainda assim, dá mais definição aos cachos

Assim como, deixa os fios macios

Além disso, diminui a porosidade e previne danos

Reduz o frizz

Dá brilho

Por fim, combate a queda e estimula o crescimento

 

Vinagre de maçã nos cabelos para equilibrar o pH

Sobretudo, o vinagre possui um pH que varia entre 3 e 5, bastante semelhante ao encontrado na pele e nos cabelos. O couro cabeludo e a pele costumam estar em 5,5. Já o comprimento dos fios tem o pH mais ácido, chegando a 3,67.

Manter a acidez do cabelo em níveis moderados não ajuda apenas a fortalecer a fibra capilar, mas também previne problemas que atingem a raiz do fio e ainda atua na selagem das cutículas capilares.

 

Vinagre de maçã nos cabelos para remover resíduos

Nesse sentido, quando você usa vinagre nos cabelos, ele consegue remover os resíduos deixados pelos produtos de beleza. Condicionadores, máscaras de tratamento e cremes para pentear, especialmente os que contêm parafina e derivados do petróleo, deixam resíduos que o shampoo não consegue retirar por completo.

Com o tempo, esse acúmulo de substâncias deixa os fios pesados e pode deixar a raiz e o comprimento dos cabelos oleosos. Utilizar o vinagre de maçã com frequência também contribui para a oxigenação do couro cabeludo.

 

Vinagre de maçã nos cabelos para dar mais definição aos cachos

Assim como, a maçã é rica em uma substância chamada de pectina. Nesse hiato, essa substância é a responsável pela viscosidade encontrada no suco da maçã e está presente no vinagre. Por causa disso, esse produto ajuda a dar mais elasticidade e resistência aos cabelos cacheados.

Além disso, o vinagre sela as cutículas capilares, fazendo com que os fios enrolados percam menos água ao longo do dia, ajudando a manter a definição.

 

Vinagre de maçã nos cabelos para deixar os fios macios

Porque é capaz de manter o pH em níveis equilibrados e selar as cutículas, o uso faz com que os cabelos fiquem mais macios.

Contudo, o cabelo é formado por várias cutículas, que em um cabelo saudável permanecem fechadas e refletem a luz. O que o vinagre faz é alinhar essas estruturas.

Dessa forma, o interior do cabelo não fica exposto, e por consequência há uma menor perda de água durante o dia, fazendo com que os fios mantenham a sua hidratação e maciez naturalmente.

 

Vinagre de maçã para os cabelos para diminuir a porosidade e prevenir danos

Por outro lado, o vinagre de maçã serve para diminuir a porosidade por conta do equilíbrio da acidez. Com as cutículas fechadas, os fios ficam menos porosos e mais resistentes aos danos, o que chamamos de reconstrução ácida, já que consegue repor alguns nutrientes perdidos com as agressões diárias.

Em síntese, as propriedades antioxidantes presentes no vinagre de maçã atuam diretamente na prevenção da oxidação celular e protege os cabelos dos danos e envelhecimento precoce.

 

Vinagre de maçã nos cabelos para reduzir o frizz

Por outro lado, o frizz nada mais é do que os fios de cabelo que não se alinharam. De fato, o resultado são cabelos arrepiados, que incomodam muita gente e ainda deixam o aspecto desleixado.

Em suma, usar no cabelo já diminui o frizz na primeira aplicação e o resultado só melhora com os usos seguintes. Especialmente com a redução de danos que ele proporciona, deixando os fios mais alinhados.

 

Vinagre de maçã nos cabelos para dar brilho

Assim, esse benefício está bastante relacionado com a diminuição da porosidade e diminuição do frizz. Isso porque, é comum que cabelos com as cutículas abertas percam bastante água e a camada natural de gordura que envolve os fios.

Da mesma forma, quando essas pequenas camadas capilares são alinhadas, elas conseguem refletir melhor a luz, dando a impressão de que os fios são mais brilhosos naturalmente, além de manter a camada natural de sebo protetor e água no interior dos fios.

 

Vinagre de maçã nos cabelos para combater a queda e estimular o crescimento

Como resultado, aderir ao uso nos cabelos com frequência ajuda a reduzir a queda e estimula o crescimento de novos fios de cabelo.

Igualmente, na prática, isso pode desobstruir os poros e os bulbos capilares, favorecendo o crescimento de novos fios de cabelos. Além disso, o vinagre possui diversos minerais que também atuam diretamente no crescimento capilar.

Por fim, ao diminuir os danos na estrutura do comprimento do fio, a substância também diminui a incidência da queda causada pela quebra, fazendo com que as madeixas cresçam mais saudáveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.