Balayage – É a sutileza de misturar dois a três tons com mechas

Balayage - É a sutileza de misturar dois a três tons com mechas

Sem dúvida, Balayage é mais uma técnica muito utilizada para iluminar os fios de cabelo, muito usada e requisitada em vários salões de beleza. Posto que, algumas pessoas conhecem como balaiagem.

Ademais, muito se engana que todas as mechas são iguais e que a técnica usada é a mesma, mudando somente a tonalidade aplicada. Aliás, cada uma tem uma especificidade, e no post de hoje vamos falar sobre a mecha balayage.

Decerto, quando se faz balayage nos cabelos, os fios ficam mais claros do meio para as pontas. Isso quer dizer que os fios mais próximos à raiz permanecem com a coloração natural, ou, às vezes, com um leve sombreado.

Contudo, é possível criar esse efeito com coloração, em especial em cabelos virgens, ou com descolorante e, nem sempre, é necessário usar papel alumínio, já que é possível criar o efeito com a técnica da mecha free hands.

Em síntese, uma coisa para ficar atenta, e que todo bom profissional sabe, é que a balayage não é indicada para clareamentos muito intensos. 

 

Mistura de tons da balayage

Certamente, podemos dizer que a balayage é a sutileza de misturar dois a três tons com mechas feitas de maneiras mais difusas e mais centralizadas, geralmente no topo da cabeça. Assim, para ver um exemplo de balayage basta olhar o visual da top model brasileira, Gisele Bündchen, que geralmente usa esse tipo de técnica para iluminar suas madeixas.

Entretanto, mesmo podendo ser usado em qualquer época do ano, muitos profissionais entendem que as mechas balayage é mais indicada para as estações mais frias, muito por conta do efeito que deixa os fios mais claros do meio para as pontas, com um leve sombreado no restante da cabeça.

Outrossim, uma das vantagens da mecha balayage é que essa técnica pode ser aplicada em fios que já estão com mechas, bastando aproveitar os clareamentos mais interessantes e acrescentar outros tons. Por fim, um bom profissional sabe usar isso muito bem.

 

 

Explorando a balayage

Na verdade, existem tantas técnicas de mechas no mercado de beleza que, às vezes, como já mencionamos, é comum achar que todas elas são parecidas, mas não são.

Muita gente não sabe, mas a balayage foi uma das primeiras a surgir e ganhar adeptas rapidamente. A técnica pode parecer muito confusa na cabeça das mulheres que buscam iluminar os fios, mas é mais ‘simples do que o nome’.  Pelo menos para um profissional qualificado.

Por falar em nome… Balayage é uma palavra originária da França que significa, em tradução literal, varrer ou pintar. Aliás, a técnica também é originária da França, e é datada de 1.970.

 

E o que isso quer dizer sobre a técnica

Assim, diferentemente de alguns tipos de mechas que são feitas com papel, na balayage apenas o pincel é usado, sendo considerado um procedimento free hand, ou seja, feito à mão livre sem papel.

Analogamente, o que é bem marcante na balayage é que o visual fica muito natural, que podem ficar com linhas bem fininhas da raiz às pontas, sem marcas e que se mesclam à cor do seu cabelo, sem que seja possível identificar que um trabalho foi feito nos fios.

Em suma, a grosso modo podemos fazer uma comparação como se você tivesse passado o verão todo na praia e suas madeixas ficaram com essa coloração por conta do efeito do sol.

 

Como é feita a técnica da mecha balayage no cabelo

Bom, ‘chovendo mais uma vez no molhado’, para que a balayage fique perfeita é necessário contar com a expertise de um profissional colorista. Enfim, isso é  fundamental para o resultado ser extremamente natural.

Aliás, o profissional deve separar as mechas ultrafinas e pode, além de descolorir um ou dois tons, também colorir para nuances mais escuras de forma intercalada, criando um cabelo com três cores.

Em síntese, pode não parecer complicado, mas o profissional precisa ser sagaz para entender o que funciona para o seu tom de pele e criar à mão livre em cima do seu visual.

 

Quem pode usar a balayage

Primeiramente, a balayage não pé privilégio das loiras, muito pelo contrário. Sobretudo, ela pode ser feita em todas as cores de cabelo. Até com coloração fantasia, tais como: rosa, azul e cinza.

Todavia, o importante é lembrar sempre de mesclar as nuances com linhas bem finas, essencial para o visual mais natural.

Sobretudo, na realidade, todas as mulheres podem fazer a técnica das mechas balayage nos cabelos, independente da tonalidade da pele, cor e textura dos fios. Apesar de muitos especialistas recomendarem o estilo de mechas para madeixas mais escuras, como loiro escuro ou castanho, ele também fica lindo em outras cores, a depender da criatividade e gosto de cada pessoa. Ou seja, só não aproveita a técnica quem não quer.

Bem como, ainda como vantagem da balayage,podemos citar o fato do processo de clareamento não agridir tanto os fios e, ainda, não precisar de muitos retoques.

 

Combinando com madeixas de todos os tipos

 

E a popularidade

Assim sendo, o principal motivo para as mechas balayage ser tão popular hoje em dia é justamente por garantir um visual natural. Esse fato colabora para a balayage nunca sair de cena. O que também ajuda é o fato de muitas celebridades, famosas e it girls usarem constantemente a técnica. Que, aliás, mostra tendência.

Além disso, apesar de já existir há alguns anos, a balayage vem sendo aperfeiçoada e os profissionais já conseguem criar verdadeiras obras de arte nos fios das clientes, sem que seja possível perceber as marcações.

A balayage ainda permite a união com outras técnicas de mechas, o que pode ser uma ‘mão na roda’, tanto para profissional quanto para cliente que eventualmente não tenha gostado de algo no seu visual.

Como a técnica da mecha balayage tem como característica linhas finas, o profissional tem a opção de fazer um mix de mechas, criando, também, uma iluminação apenas no contorno do rosto, a contouring. E ainda é possível destacar um pouco mais as pontas, pegando a referência até mesmo do ombré hair.

Agora que você já conhece praticamente tudo sobre mechas balayage, acerte na escolha, tanto do produto como do salão e saia arrasando por aí!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.